ATIVIDADES DE GEOMETRIA PLANA

Atividades - Geometria Plana

1) Considere um triângulo equilátero com 23 cm de altura relativa e sua base é 25 cm. Encontre valor da área deste triângulo.

2) Analise as proposições e assinale a(s) alternativa(s) FALSA(S):
I. O Triângulo Equilátero possui todos os lados de mesma medida
II. A partir de um Triângulo Isósceles, foi desenvolvida (dentro da matemática) uma disciplina chamada Relações Métricas.
III. Somente se calcula o Perímetro de um Triângulo Equilátero obtendo-se o resultado entre o produto da base + altura divida por 2.
A proposição falsa é...
a) I   b) II  c) III  d) II e III  e) I e II

3) Qual o valor da área de um trapézio cujas bases assumem valores de 6m e 3m e sua altura é 5m?

4) Calcule a área da figura abaixo:














5) Traçando-se uma diagonal d sobre um retângulo e desmembrando-o a partir desta diagonal, obtemos dois triângulos como na ilustração abaixo








Suponha que T1 tenha 20cm² de área e 4 cm de base, e que 
T2 tenha 2√3 cm de base e √3 cm de altura. 
Com base nos dados acima, a altura de T1, a área de T2 e a área do retângulo que sofreu a extração será...
a) 20cm, 13cm², 23cm²
b) 10cm, 3cm², 13cm²
c) 10cm, 3cm², 23cm²
d) Nenhuma das Anteriores



                                         Respostas

1) Quais são nossas unidades dadas pelo exercício? h = 23cm , b = 25cm. Temos então os dois elementos essenciais para encontrar a área de um triângulo...


A = B.h         A = 25.23        A = 575       A = 287,5 cm²
         2                      2                    2
OBS: Não se esqueçam de elevar a unidade ao quadrado quando o exercício pedir ÁREA.

2) O triângulo equilátero possui todos os lados de mesma medida, então a proposição I está correta;
As relações métricas no triângulo foi uma matéria desenvolvida a partir de estudos sobre os triângulos sim, porém, não com o triângulo isósceles, então a proposição II está incorreta;
Não calcula-se o perímetro de um triângulo com base + altura dividida por 2 e nem tampouco a área (pois a área triangular é base . altura /2), portanto a proposição III também está incorreta.
ALTERNATIVA D (II e III)

3) Sabemos que a nomenclatura para área do trapézio é:

A = (B+b).h       A = (6+3).5        A = 9.5        A = 45 = 22,5 cm²
             2                        2                      2                 2

4) Conseguimos analisar a partir desta figura que ela é formada por um retângulo e por um triângulo. Iremos fazer uso da fórmula de cada um... Primeiro do Retângulo:




 A = b.h
 A = 8.5 = 40 cm²

Agora que sabemos a área do retângulo, nos resta saber a área do triângulo.

Analisemos...
Se a base inferior (do retângulo) é 8cm, e a base superior (do retângulo) é 6cm, então a base do triângulo será 8cm - 6cm = 2cm.
Agora nos resta descobrir a altura, analisemos novamente:
Se a altura relativa (que pega o triângulo e o retângulo juntos) é 8cm, e a altura do retângulo é 5cm, temos que 8cm - 5cm = 3cm
Note então que temos: B = 2cm e h = 3cm, vamos descobrir a área:

A = B.h          A = 2.3           A = 6        A = 3cm²
         2                     2                   2


Só falta uma coisa: A área total da figura: 40+3 = 43cm²


5) Temos que T1 tem A = 20cm² e B = 4cm. Vamos achar a altura:

A = B.h        20 = 4h      4h = 20.2    4h = 40   h = 40   h = 10cm
         2                   2                                                 4

Temos que T2 tem B = 2√3 cm e h = √3 cm

A = 2√3 . √3      A = 2√9      A = 2.3      A = 6     A = 3cm²
              2                    2                 2              2

ÁREA DO TRIÂNGULO 1 = 20
ÁREA DO TRIÂNGULO 2 = 3
Se juntarmos os triângulos do mesmo jeito que ele foi extraído ele virará um retângulo, e para saber sua área é só somar a área dos triângulos (T1 e T2) = 20cm² + 3cm² = 23cm²
RESPOSTA: Letra C

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